Saiba Tudo Sobre o Concrete Cake – Tendência internacional para Bolos Decorados

Saiba Tudo Sobre o Concrete Cake – Tendência internacional para Bolos Decorados

TUTORIAL DO CONCRETE CAKE

Saiba como fazer, passo a passo, esse bolo que já é considerado por todos os confeiteiros, cakedesigners e amantes de bolos -> a maior tendência internacional para 2019, o chamado “concrete cake”.

 

De tempos em tempo, nós reunimos aqui no Blog da – HOJE VAI TER BOLO –  as receitas tendências que nós apostamos que vão ser sensação no mundo da confeitaria.

 

Pois é, neste contexto, e sempre tendo em mente a nossa missão de encantar os nossos clientes, uma  das nossas últimas novidades e as escolhas do nosso time de “cakedesigners” e “degustadores de bolo” (no caso, a própria equipe aqui da agência são os tais degustadores), nós decidimos trazer informações sobre os “Concrete Cakes”.

 

Se você ainda não conhece esse bolo lindo, eu vou trazer algumas fotos pra vocês entenderem do que eu estou falando.

 

Vejam algumas fotos selecionadas sobre este Bolo Tendência:

Eu vou deixar aqui alguns sites que eu acho incríveis, e que em regra, eu uso pra me inspirar na hora de fazer novas criações na confeitaria. Quando o assunto é confeitar moderna, tendências internacionais e concrete Cake, as minhas referências são os seguintes:

 

https://www.donttellcharles.com.au/

 

https://www.jasmineraecakes.com/portfolio-2

 

As fotos que seguem abaixo, foram são assinadas por esses cakedesigners citados.

 

 

 

Duas observações que eu quero fazer logo de cara com vocês, mestres confeiteiros!!!

 

Primeiro, um pouquinho diferente dos bolos que eu costumo trabalhar, que em regra, são feitos de “pasta Americana”, a técnica usada para entregar o “Concrete Cake” é trabalhada com Butter Cream.

 

 

 

Outra coisa que eu quero destacar, o uso do Butter cream no preparo do seu Concrete Cake é essencial, justamente, porque a manteiga é que vai deixar essa superfície porosa, que simula perfeitamente o efeito concreto. Diferente, por exemplo, do acabamento que damos na pasta americana, que tem por objetivo final ficar sempre lisinha.

 

Por fim, algo que eu acho legal chamar a atenção para os confeiteiros de plantão, mas que com toda certeza vocês já notaram é o seguinte: Vocês viram que o concrete Cake tem uma pegada mais industrial né?

As harmonizações perfeitas pro concrete cake são justamente essas combinações com texturas metálicas e esculturas abstratas.

 

E quando a gente quer explorar uma pequena contradição, pra brincar um pouquinho com a mente dos admiradores de bolos, e claro, encantar ainda mais no mundo da confeitaria, a gente faz harmonização com coisas delicadas, como por exemplo, os balões que vocês viram nas fotos e flores.

 

Esse jogo é incrível e eu adoro fazer em meus trabalhos, como eu disse o uso do Butter Cream te entrega uma superfície mais rústica, e combinar essa harmonização com detalhes delicados é algo encantador e que agrada os olhos de qualquer cliente.

LISTA DE INGREDIENTES USADAS NESSE BOLO

 

Lista de ingredientes (pode conter todos ou alguns dos seguintes):

 

farinha, açúcar, ovos, manteiga, leite, cacau em pó, fermento em pó, sal, manteiga, baunilha, cobertura chocolate, creme, framboesas, xarope de ouro. Outros ingredientes podem conter traços de nozes.

 

CUIDADO E TRANSPORTE DE BOLOS

 

Uma dica que eu sempre faço questão de compartilhar com as boleiras e mestre confeiteiras são as seguintes – O CUIDADO NO TRANSPORTE DO BOLO.

 

Você não vai querer perder uma entrega, por falhas na hora da entrega do bolo, confere?

 

Sendo assim, eu sempre passo as seguintes dicas na hora do transporte do Bolo:

 

Primeiro Passo : É essencial que o Bolo seja transportado em um suporte (Uma Boleira, bailarina ou Disco/Placa) que seja, no mínimo,  3 centímetros maior que o diâmetro do bolo a ser transportado.

 

Durante o transporte, por favor, mantenha o bolo o mais fresco possível e em uma superfície plana. COmo normalmente, o transporte do bolo pro local da festa é feito de caro, nós aconselhamos que o o bolo seja acomodado no piso do carro. Além disso, em regra, nós usamos toalhas, ou tapetes antideslizantes para evitar movimento qualquer tipo de movimento que vá comprometer o seu Bolo, ok?

 

Uma outra observação que eu sempre faço nos meus Cursos de Bolos decorados é a seguinte, por mais que um bolo que use Butter Cream possa ser consumido aí em 5 dias, porque a manteiga tem uma função de conservação muito boa. É importante ter em mente que os bolos decorados com flores frescas ou comestíveis são melhor consumidos no prazo de 24 horas após a entrega, uma vez que as flores tendem a murchar após este período.

 

Outra coisa, sempre que forem fazer arranjos com flores, por favor, tentem trabalhar com flores orgânicas e comestíveis. Isso vai evitar transtornos com intoxicação dos clientes, e nós não queremos isso, não é mesmo?

 

Mantenha o seu bolo refrigerado e leve à temperatura ambiente uma hora antes de servir.

Prestaram atenção nisso? O bolo feito em butter cream deve ser consumido em temperatura ambiente, isso ressalta o gostinho do bolo que fica uma delícia.

 

DICA ESPECIAL APENAS PARA AS MESTRES CONFEITEIRAS

 

Ganache e buttercream tendem a grudar na faca quando cortam seu bolo, dificultando a obtenção de fatias limpas.

 

Para obter cortes limpos (e número máximo de fatias), use uma faca afiada (não serrilhada), mergulhada em água quente e seca antes de cada corte! Essa dica de usar “água quente” eu também passo em todos os meus cursos de Bolos Decorados.

 

Gente, se vocês gostaram dessa dica aqui no blog, não deixem de seguir o nosso trabalho no Youtube:

 

Clique aqui e se inscreva no nosso canal:

 

https://www.youtube.com/channel/UCTT4BSYR21vaFfQWjFeNQsA

 

Além disso, não deixe de acompanhar as novidades na área de “cursos”:


https://www.hojevaiterbolo.com/bolos-decorados-2-0/

 

Você já baixou o nosso ebook com todas as dicas de Bolos Decorados?

 

Clique na imagem abaixo, e ganhe o seu livro Gratuitamente!

 

, , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentarios (124)