O que é Mycryo? Para quê serve? Como Usar?

O que é Mycryo? Para quê serve? Como Usar?

A Páscoa está batendo à porta e por isso, postei diversas formas de vocês trabalharem com o tão amado chocolate. Para quem trabalha com chocolate nobre, sabe quem tem que fazer a tão temida temperagem. Mas eu já postei aqui  como vocês podem fazer essa temperagem e vocês viram que não existe nenhum segredo, não é mesmo??

 

Bom, mas o que o Mycryo tem a ver com isso? E que raios é esse tal de Mycryo que você tanto fala nos stories do Instagram? Então vamos lá, vou te explicar tudinho da maneira mais tranquila possível, afinal de contas, esse pozinho mágico merece nossa atenção!

Mycrio é nada mais e nada menos do que uma manteiga de cacau cristalizada em pó. Vende em casas de confeitaria e é da famosa rede Barry/Callebaut . Agora que sabemos o que ele é, vamos a sua finalidade. Para quê ele serve?

Vocês acreditam que esse pozinho mágico pode ser usado na culinária salgada, até mesmo no preparo de carnes? Ele é ótimo para selar carnes, pois aguenta temperaturas maiores do que o próprio óleo e a manteiga tradicional. Além do mais, seu sabor é bem neutro, então não irá interferir no sabor da carne. Imaginou? Filé ao molho de chocolate? Hummm kkkkkkkk

Está bom, Larissa, mas estamos em um blog de confeitaria… me fale o que ele faz com o chocolate!

 

Ah! Agora eu vou te falar que onde o mycryo reina! Ele é perfeito para fazer a temperagem dos nossos tão queridos chocolates. Sabe aquele: esquenta, joga no mármore, depois joga na parede, volta para a panela, joga no vizinho e depois de 50 horas o seu chocolate está pronto? Com o Mycryo você pode esquecer todo esse trabalho.

Mas vou adiantando… ele só funciona para chocolates nobres. E quando falo em chocolates nobres, a gordura deve vir da manteiga de cacau, nada de gorduras hidrogenadas ou fracionadas por aqui, tá? Leia sempre o rótulo do seu chocolate.

Mas agora deixa eu te explicar como é fácil usar o mycryo, mas já adianto: precisa de termômetro:

Passo 1
Derreta seu chocolate a 40°C-45°C (em um micro-ondas- 30 em 30 segundo ou em banho maria).

Passo 2
Deixe o chocolate esfriar em temperatura ambiente até 34°C (para chocolate amargo) ou 33°C (para chocolate ao leite ou branco ).

Passo 3
Acrescente 1% de Mycryo® ao seu chocolate derretido, ou seja, 10 g para cada 1 kg de chocolate.

Passo 4
Misture bem.

Passo 6
Seu chocolate estará pronto para usar quando ele chegar a 31°C (para chocolate amargo) ou a 29°C (para chocolate ao leite, branco).

 

Fácil, não é mesmo?

E sabe por que isso funciona?

Quando você tempera seu chocolate no mármore , você causa uma reação em cadeia que faz a manteiga de cacau do seu chocolate adotar uma estrutura cristalina chamada de cristal B. A manteiga de cacau pode cristalizar em 6 formas diversas, mas é o cristal B que produz as qualidades desejadas : um lindo brilho e uma quebra (som) firme, aquele famoso crack ao partir seu chocolate. Com o uso do mycryo para temperagem, você não está criando o cristal B, você só faz acrescentá-lo. Apenas 1% de Mycryo® é a quantidade certa de cristais B para iniciar a reação em cadeia que leva à cristalização perfeita.

Confeitaria é realmente uma ciência exata, não é mesmo?

Gostaram da explicação? Já ouviram falar do mycryo? Comente aqui embaixo para eu saber mais!

Um beijão para vocês!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentarios (2831)