Como Começar a Carreira de Cake Designer

Como Começar a Carreira de Cake Designer

Seu sonho é ser uma confeiteira mas não sabe por onde começar? Nesse post darei várias dicas para que possa iniciar sua carreira no universo mais doce que existe.

Ah, mas não tem confeiteiros demais por aí?

Sim, o mercado está bastante competitivo, mas isso não é motivo para desanimar, pelo contrário, busque referências, inspire-se e mão na massa!

Primeiro Passo: Estude

Estudar sempre, esse é o segredo para ter sucesso em qualquer ramo e na confeitaria não poderia ser diferente, comece pelas regras básicas da confeitaria, conheça o vocabulário e terminologias usadas na cozinha, aprenda práticas comuns que utilizará em qualquer receita.

Faça cursos e pesquise sempre!

Segundo Passo: Treine em casa

A prática leva a perfeição, isso é fato! Portanto, treine bastante em sua casa primeiro, ouça a opinião de seus familiares e amigos, faça as receitas básicas da confeitaria como um brigadeiro, bolo recheado, uma broa de fubá, por exemplo.

Depois de dominar as receitas tradicionais, comece a se arriscar em receitas mais ousadas e sofisticadas, com ingredientes diferenciados e materiais específicos como cupcakes, tortas, coberturas…

Com o tempo você terá mais e mais intimidade com as técnicas e quantidade de ingredientes a serem usados e se tornará uma verdadeira expert.

Materiais Básicos Necessários

Por favor, não saia comprando tudo o que vê pela frente, muitas vezes nos empolgamos com tanta variedade que existe no mercado mas temos que ir com calma e analisar bem para não gastar dinheiro à toa.

Separe um valor para investir em formas básicas para bolos, batedor fouet, espátulas, tábuas, colheres de medida e um forno que te atenda bem.

Se for possível é interessante separar algumas panelas só para o preparo de doces, para evitar algum sabor residual de outro alimento.

Escolha bem os ingredientes

A qualidade das matérias primas é essencial na confeitaria. Não economize na qualidade da farinha, açúcar, chocolate, manteiga, ovos e leite, eles são a base do produto e devem ser os melhores possíveis.

Higiene

Como todos os ramos que trabalham com alimentos, o confeiteiro deve ter sempre um cuidado extremo com a sua própria higiene, a higiene dos seus auxiliares, a higiene dos equipamentos e utensílios e, acima de tudo, a higiene do local de trabalho.

Inove sempre

Como sempre digo, seja diferente! Aprenda a fazer bolos decorados com pasta americana, cake pop, naked cake, siga as tendências quando pensar em fazer um bolo de aniversário, mas sempre deixando sua marca, seu toque especial, não copie. O bolo é a peça chave de qualquer comemoração, então, pense o quanto essa profissão é linda e importante.

Planejamento

Para empreender deve-se pensar em longo prazo, planeje-se e se organize. No começo, pegue poucos trabalhos e os faça com bastante capricho, com o sucesso a demanda tende a aumentar e o profissional precisa saber a hora de falar “não”, de recusar um pedido. É preciso manter um padrão diferenciado de qualidade.

É preciso conhecer os concorrentes a fundo, o tipo de produto que eles oferecem aos seus clientes, para que você possa buscar em cima disso o seu diferencial. O que seus clientes terão de vantagem se escolherem você? Conhecer os fornecedores também é de extrema importância.

Por exemplo, caso um dia precise aumentar a demanda, saberá onde encontrar e em que tempo exato teria a matéria prima em mãos! E, por último, conhecer o seu cliente. Saber qual o perfil do cliente é essencial ao sucesso do negócio. Saber quanto eles estariam dispostos a pagar, ou seja, a faixa de preço de aceitação do produto no mercado. Com isso, você saberá quanto e onde investir sem levar prejuízos no futuro.

Diante do exposto, acredita-se que essa profissão ainda venha a crescer cada dia mais, pela crescente busca por produtos cada vez mais exclusivos e, acima de tudo, pelo aumento da preferência por produtos artesanais.

Vamos começar?

, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentarios (296)